top of page

S.E. Asanga Vajra Rinpoche

Sua Eminência Khondung Asanga Vajra Sakya Rinpoche é filho de S.E. Khondung Ani Vajra Sakya Rinpoche e de Dagmola Chimey la, o segundo filho da família Phuntsok Phodrang.

É neto de Sua Santidade Dagchen Rinpoche e, portanto, descendente direto da linhagem ininterrupta de Khon, que remonta a 1073. Por parte de mãe, Asanga Vajra Rinpoche é também neto de S.E. Garje Khamtul Rinpoche, um mestre Nyingmapa altamente realizado.

Além de ser um detentor da linhagem da família Khön, Rinpoche também foi reconhecido como a reencarnação de Phuntsok Phodrang Kyabgön Trinley Tashi por S.S. Sakya Dagchen Jigdal Rinpoche, bem como a reencarnação de Gatön Dorjechang Ngawang Lekpa Rinpoche por S.E. o 25º Chogye Trichen Rinpoche, e a reencarnação de Jamyang Konchok Wangpo (que era a reencarnação de Jamyang Loter Wangpo) por S.E. Garje Khamtul Rinpoche.

Sua Eminência Khondung Asanga Vajra Sakya Rinpoche nasceu em 1º de maio de 1999 em Seattle, Washington. Ainda criança, Rinpoche demonstrava todas as características e qualidades que o proclamavam como um detentor de linhagem especial, independentemente de qualquer reivindicação baseada em nascimento. Com apenas três anos de idade, Asanga Rinpoche já conseguia recitar de cor diversas orações longas, como os “Doze Atos Exemplares do Senhor Buda Shakyamuni”, “Os 21 Louvores a Tara”, o “Sutra do Coração”, a oferenda completa do mandala e muitas outras orações mais curtas. Aos cinco anos de idade, Rinpoche já conseguia recitar de cor a maioria dos livros de orações usados nas práticas diárias do Mosteiro Sakya, incluindo "O Voto do Bodhisattva", de Shantideva, "O Sutra das Três Partes: Confissão perante os Trinta e Cinco Budas", de Sakyamuni Buda, "A Oração Sétupla da Oração da Boa Conduta de Samantabhadra", a Oferenda de Tsok a Guru Rinpoche, etc.

Desde muito jovem, os brinquedos favoritos de Rinpoche eram instrumentos religiosos comumente usados por lamas e monges tibetanos, como o "dorje" (objeto religioso que representa a indestrutibilidade), o "dribu" (sino religioso), o "romo" (címbalos religiosos) e o "damaru" (tambor religioso), entre outros.

Em 2003, durante uma peregrinação budista aos oito locais sagrados da Índia e do Nepal, Rinpoche expressou o desejo de viver e estudar no Mosteiro Tharlam, em Boudhanath, Nepal. Para atender ao seu desejo, seguindo os passos de seus ilustres antepassados, em abril de 2005, aos cinco anos de idade, Asanga Vajra Rinpoche deixou o conforto do lar e da família em Seattle, Washington, para começar uma nova vida, estudando e se preparando para se tornar um mestre tibetano e líder religioso no Mosteiro de Tharlam, em Boudhanath, Nepal.

Desde abril de 2005, Rinpoche viveu e estudou continuamente no Nepal, sem nunca ter retornado ao Ocidente ou ido a qualquer outro país, exceto Índia e Butão. Em Tharlam, Asanga Rinpoche foi instruído por monges tibetanos especialmente selecionados e, assim, passou por um rigoroso regime de estudos, percorrendo todas as etapas necessárias do currículo tradicional Sakya para aqueles que almejam uma posição de liderança budista. Além dessa forma tradicional de estudo e treinamento religioso, os estudos de Asanga Rinpoche também incluem o aprendizado de inglês, mandarim e rituais budistas.

Em outubro de 2007, Asanga Vajra Rinpoche recebeu os ensinamentos de Lamdre-Tsokshe de seu avô paterno, S.S. Dagchen Rinpoche, no Mosteiro de Tharlam, a pedido especial de seu pai, S.E. Khondhung Ani Varja Rinpoche. No ano seguinte, em 2008, recebeu os ensinamentos de Lamdre Lobshe de seu tio-avô paterno, Sua Santidade Sakya Trizin Rinpoche, no Dzongsar Shedra, em Bir, Índia.

Asanga Rinpoche também recebeu muitas outras iniciações, ensinamentos e instruções religiosas de outros grandes mestres altamente realizados, como S.S. Dalai Lama, S.E. Chogye Trichen Rinpoche, S.E. Appey Rinpoche, S.E. Luding Khenchen Rinpoche, bem como muitos ensinamentos e iniciações importantes da tradição Nyingma de seu avô materno, S.E. Garje Khamtul Rinpoche.

Todos os anos, no outono, Asanga Rinpoche passa por um exame de várias horas no Mosteiro de Tharlam, para testar seus conhecimentos, treinamento e estudos. Em setembro de 2011, aos doze anos de idade, Asanga Vajra Rinpoche fez o exame de Vajrakilya Puja e liderou a congregação no Centro Sakya em Rajpur, Índia, tornando-se o mais jovem a concluir com sucesso este ritual religioso complexo, rigoroso e extenso, liderando a congregação de lamas e monges. Ele foi proclamado por Sua Santidade Sakya Trizin Rinpoche como tendo alcançado a pontuação máxima durante o exame de um dia inteiro (das 6h às 20h), que conduziu de forma impecável e com grande equilíbrio, elegância e precisão.

Em 2011, Asanga Rinpoche foi aprovado com louvor no exame sobre a puja e os rituais de Vajrakilaya, recebendo elogios de S.S. 41º Sakya Gongma Trichen Rinpoche.

Desde 2013, Asanga Rinpoche estuda sob a tutela particular do Venerável Khenchen Sonam Gyatso Rinpoche, ex-diretor do Sakya Magön Shedra e do Sakya College, bem como de outros mestres e estudiosos cuidadosamente selecionados, como o Venerável Khentul Khorchak Rinpoche, no Sapan’s College of Five Sciences, em Manduwala, Dehradun, Índia.

Em 2016, Rinpoche iniciou sua carreira como tradutor e, desde então, traduziu diversas obras importantes do budismo indiano e tibetano, do tibetano para o inglês, trabalho que continua a desenvolver até hoje. Naquele mesmo ano, enquanto continuava seus estudos na Índia, foi nomeado Lama Chefe de Sakya Vietnam (Sakya Tsechen Shiday Choling) na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã, por S.S. Sakya Dagchen Jigdal Rinpoche. Em 2018, foi nomeado Lama Chefe do Mosteiro Guru Sakya em Ghoom, Darjeeling, Índia, por S.S. 41º Sakya Gongma Trichen Rinpoche e S.S. 42º Sakya Gongma Trizin Ratna Vajra Rinpoche.

Em 2020, Rinpoche começou a ministrar regularmente ensinamentos sobre as principais obras budistas para ocidentais e orientais em inglês, idioma no qual se tornou fluente.

 

Atualmente, Rinpoche se tornou o mestre Sakya mais ativo e mais jovem a conceder ensinamentos, com milhares de pessoas participando online para ouvir e aplica-los em suas vidas diárias.

Em 2021, Rinpoche lançou o projeto "Recursos da História Sakya", uma iniciativa educacional para esclarecer a rica história espiritual e política da tradição Palden Sakya do budismo tibetano para o público moderno, em tibetano, inglês e outros idiomas, de forma acessível, inclusive em plataformas de mídia social.

Em 2022, Rinpoche fundou a "Fundação Chabi", base para muitos de seus importantes projetos espirituais, que visam preservar uma cultura e tradições únicas, bem como diversos projetos beneficentes para colocar em prática os princípios budistas de amor-bondoso e compaixão.

Além de ser um professor budista, tradutor de tibetano e historiador nascido nos Estados Unidos, Rinpoche também é fotógrafo, artista gráfico, designer, mecenas das artes, escritor e poeta.

oo0oo

Fonte: https://sakyaheritage.org/about-us/asanga-rinpoche/

* Traduzido para o português pelo Grupo Wisdom Light

entre em contato

Whatsapp +55 (11) 996561807
Email: secretaria@sakyabrasil.org

  • Whatsapp

venha nos visitar

Acesso Via vereador José de Moraes km 5,5 centro Cabreúva Sitio São Roque - Centro, Cabreúva - SP, 13315-000

mídias
sociais

Acesse Nossos Canais de Divulgações

  • Instagram
  • Facebook
  • Youtube
© 2025, Mosteiro Sakya - Brasil
bottom of page